Você já se olhou no espelho e sentiu vontade de fazer uma cirurgia plástica no nariz?
O nariz é um dos principais componentes de harmonização do nosso rosto. E, por esse motivo, a rinoplastia, ou cirurgia do nariz, está entre as plásticas mais realizadas em todo o mundo.
A rinoplastia tem como finalidade alterar a estética do nariz, modificando aspectos considerados desagradáveis pelo paciente por meio da manipulação cirúrgica de cartilagens, ossos e pele do nariz.
Assim é possível aumentar ou diminuir se tamanho, afiná-lo, dar projeção na ponta, entre outras características.
Além da estética, a cirurgia plástica de nariz também pode ser realizada para fins de saúde para corrigir problemas de respiração, como o desvio séptico nasal.
Pode ser realizada por qualquer pessoa, com idade a partir dos 15 anos ou quando a face já estiver totalmente formada.
Existem duas técnicas principais para realização da rinoplastia: a rinoplastia aberta e estruturada ( técnica por nós adotada) e a fechada.
A rinoplastia aberta (exorrinoplastia) é realizada por meio de incisões na columela( região que divide as narinas em direita e esquerda) e na parte interna das narinas. Assim, sob visão direta conseguimos trabalhar as estruturas com maior precisão. A técnica estruturada utiliza enxertos de cartilagem do próprio septo nasal , ou mesmo das orelhas e das costelas quando o septo nao esta mais disponivel ( comum em cirurgias secundárias) ou não é o suficiente ( comum em narizes negróides ). O termo estruturado vem exatamente do uso de cartilagens para ”reforçar “ as estruturas internas propiciando resultados mais previsíveis e duradouros , além de uma otimização da função nasal.
A cirurgia de nariz é geralmente realizada sob anestesia geral e requer um dia de internação. Não é comum sentir dores fortes mas o inchaço e as manchas roxas podem incomodar principalmente nos primeiros quinze dias.
Como é a recuperação após a cirurgia do nariz?
Essa é parte fundamental da cirurgia de rinoplastia. Costuma-se dizer que os resultados não dependem apenas do procedimento, mas também do comportamento da paciente no pós-cirúrgico.
Por isso, é preciso seguir corretamente as recomendações fornecidas pela equipe médica, como por exemplo, fazer o mínimo de esforço possível para evitar que o inchaço na região aumente.
É importante ressaltar que o resultado definitivo de uma rinoplastia aberta só será percebido após 1 ano do procedimento . Dessa forma, quaisquer cirurgias de refinamento para otimização do resultado só é recomendada após esse período.